Um dos pontos cruciais de um evento acadêmico/científico – e o que o torna diferente dos outros – é o recebimento de pôsteres, resumos e vídeos a serem avaliados para apresentação.
Gerenciar a submissão desses trabalhos exige muita atenção e pode ser bem complicado. Mas hoje já é possível contar com várias soluções tecnológicas que facilitam a vida dos organizadores de um evento e dos avaliadores de resumos – Google Forms, Typeform, Google Drive, plataformas de email, etc.
A questão é como organizar todo o processo para que as pessoas da Comissão Científica não batam cabeça e não percam seu tempo precioso com tantas fontes de alimentação de dados disponíveis.
Você sabia que todas as etapas da submissão de resumos podem ser feitas numa única plataforma?
Independentemente de ser presencial, virtual ou híbrido, o seu evento pode se ancorar em plataformas que já têm um sistema nativo de recebimento de trabalhos. É o caso da Doity e da Even3, que vão ajudá-lo desde a montagem do formulário de recebimento até a emissão da carta de aceite.
Essas plataformas, além de aceitar a submissão de resumos em diversos formatos (.txt, .pdf, .doc), dão aos organizadores de eventos científicos a liberdade de montar formulários personalizados, definir as áreas temáticas e os critérios de avaliação, cadastrar os avaliadores, customizar a carta de aceite e montar a grade de apresentação dos trabalhos aceitos.
Além disso, elas permitem a revisão dos trabalhos apresentados. Os avaliadores podem fazer comentários e devolvê-los aos autores para que façam os ajustes e enviem a versão final.
Após a configuração inicial, o processo de recebimento, avaliação e aceite dos resumos se torna mais célere e assertivo. Bastam apenas alguns cliques para os avaliadores terem acesso aos trabalhos, aprová-los ou fazerem sugestões.
Para configurar todo o processo, é necessária apenas atenção com seu formulário de envio e com as datas de recebimento, correção e aceite dos trabalhos, de forma que tudo esteja organizado dias antes do evento.