Normatização assegura a veracidade e facilita a circulação das informações
Uma das particularidades de eventos acadêmicos e científicos é a submissão de trabalhos, sendo exigida a normatização deles.
Os autores devem obedecer a diretrizes e normas de apresentação que, no Brasil, são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e adotadas pelas universidades e instituições de ensino superior.
“Norma Técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos”.
A definição genérica de norma técnica da própria ABNT já nos ajuda a entender a importância da normatização de trabalhos acadêmicos e científicos.
Dentro de um contexto mundial de otimização e compartilhamento de dados pela Internet, essas normas servem para garantir a credibilidade das informações, facilitar a circulação e compreensão delas e evitar duplicidade de fontes.
A seguir, vamos abordar as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e científicos, mas vale lembrar que cada comissão organizadora de um evento especifica as exigências obrigatórias a serem cumpridas.
Elementos pré-textuais
- Capa ( elemento obrigatório)
Devem constar os nomes da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.
- Folha de rosto (obrigatório)
Apresenta o nome do autor, título do trabalho, cidade, ano, além de uma breve nota descritiva em que constem o objetivo e o nome do orientador.
- Errata
Necessária apenas se houver algum tipo de correção.
- Folha de aprovação (obrigatório)
É onde é lançado o resultado, posteriormente. Nela constam os nomes do orientador e dos examinadores. A ABNT não define um padrão, que fica a critério da instituição de ensino ou da sociedade/federação científica.
- Dedicatória: Como o próprio nome diz, é o espaço reservado para o autor dedicar o seu trabalho. Não é obrigatório.
- Agradecimentos: Também é opcional. O texto deve ser inserido após a dedicatória.
- Epígrafe: Não é obrigatório. Neste espaço o autor faz uma citação e apresenta os embasamentos feitos para seus estudos/pesquisa.
- Resumo: Um único parágrafo de 150 a 500 palavras. Ao final devem constar as palavras-chave.
- Resumo em língua estrangeira – Abstract: É o mesmo resumo, em inglês.
- Ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos: A ABNT determina que estes devem estar devidamente listados nesta sequência.
- Sumário (obrigatório): Consiste na enumeração das divisões, seções, capítulos e demais itens que integram o trabalho. É uma das últimas tarefas a serem feitas.
Elementos textuais
O texto deve ser dividido em três partes:
- Introdução: Explica os temas do trabalho, além da justificativa e do objetivo.
- Desenvolvimento: Principal parte do trabalho, deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.
- Conclusão: Faz o fechamento, resumindo o conteúdo, respondendo as questões e citando os resultados. Pode também levantar hipóteses e refletir sobre cada objetivo proposto.
Elementos pós-textuais
- Referências (obrigatório): Lista numerada em ordem alfabética em que constam os títulos consultados.
- Anexo: Documentos agregados à obra para comprovação de dados ou ilustração.
- Glossário: Listagem de palavras desconhecidas ou de sentido obscuro, com seus significados.
- Apêndice: Documentos para fins de apoio à argumentação. Nessa parte são incluídos entrevistas e questionários.
- Índice: Assim como anexo, glossário e apêndice, o índice é opcional e não deve ser confundido com sumário, que é obrigatório. No índice são colocadas palavras e/ou frases importantes para a compreensão e análise do tema abordado.
Atenção à formatação!
A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
- Papel: A4 – cor branca
- Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12, cor preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
- Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.
- Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
- Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas.
As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.
Quanto ao alinhamento, o texto deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita.
A numeração de páginas começa na folha de rosto e aparece a partir da introdução, sempre no canto superior direito, a 2cm da borda.
As notas de rodapé servem para dar esclarecimentos e complementar trechos do trabalho. As letras no rodapé devem ter tamanho menor do que 12 e espaçamento simples entre as linhas.
Citações
A citação direta traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação. Estas informações são separadas por vírgulas e vêm entre parênteses.
Com menos de três linhas, a citação é feita no corpo do texto, com aspas duplas. Quando possui mais de três linhas, a citação deve ter um recuo de 4 cm em relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.
Já a citação indireta é feita dentro do próprio texto, contendo sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.