Quando bem feita, além de trazer o interesse dos participantes, a divulgação aumenta o engajamento do público, já que foi capaz de estreitar os laços de identificação com o participante.
Todo este processo depende primeiramente do reconhecimento do seu público (persona). Se você não conhece quem está tentando convencer, tudo fica mais difícil. Descreva detalhadamente qual o perfil de quem se interessa pelo seu evento, o que gosta de fazer ou não, onde trabalha etc.
A partir dessa descrição, fica muito mais fácil montar uma identidade visual para a divulgação do seu evento, se relacionando sempre com a sua persona.
Outro detalhe importante é saber onde o seu público se encontra. De nada adianta investir em divulgação num local que não é acessado pelo público. Dê maior importância aos lugares que ele frequenta, às mídias sociais que ele visita e também ao e-mail marketing.
Cuidado com identidade visual e linguagem
Quando traçamos o perfil da nossa persona, nosso público ideal, é mais fácil imaginar quais elementos gráficos e cores comunicam melhor com ele. Saber utilizar elementos que passem bem os objetivos do seu evento também é muito importante. De nada adianta simplesmente jogar informações em uma peça gráfica de marketing e não pensar em sua composição.
Uma composição bem feita deve atentar à quantidade de fontes diferentes em uma peça, suas cores, se o logotipo de seu evento/empresa/patrocinador está visível, assim como detalhes importantes (data, local do evento etc). Caso você tenha dificuldade em compreender qual a melhor configuração visual para suas peças de divulgação, sugerimos a consultoria ou contratação de um designer gráfico.
Outro detalhe importante é definir o estilo de linguagem das peças. Se o seu público é mais especializado e culto, de nada adianta usar a linguagem coloquial para atraí-lo. Falar a língua do seu público é extremamente importante quando tentamos aumentar o engajamento e divulgação do seu evento.
Parcerias ajudam na divulgação
Conseguir estabelecer parcerias com empresas, instituições ou até mesmo estabelecimentos que tenham afinidade com o seu público e seu evento pode te ajudar muito no momento da divulgação.
Imagine que você vá por exemplo promover um evento no nicho da educação. Buscar parcerias com universidades ou ainda grandes livrarias, através das quais você pode oferecer sorteios ou descontos especiais para o seu evento é uma boa estratégia de divulgação. Você também pode oferecer espaço dentro do seu evento para seus parceiros, um estande de divulgação de serviços ou produtos, aberto ao público.
Outra possibilidade é fazer publicações sobre o seu evento nas redes dos seus parceiros, oferecendo os mesmos benefícios já citados ou outros que tragam uma relação ganha x ganha entre você e seus parceiros.
Parcerias dão inúmeras possibilidades de ações conjuntas, assim como também aumentam a autoridade e o reconhecimento do seu evento. Se forem bem feitas, elas podem perdurar por outros eventos e até mesmo fomentar o surgimento de novas ideias.
O que mais posso fazer?
Essas são dicas chave para uma divulgação de sucesso, mas você não precisa parar por aqui. Um evento que se vende é o objetivo de qualquer Comissão Organizadora.
Você ainda pode optar por várias estratégias de marketing digital para eventos. Já ouviu falar de e-mail marketing? Essas e outras dicas você pode encontrar no nosso blog.
A fim de receber uma orientação profissional sobre as melhores estratégias para o seu evento, entre em contato!