Dicas para gravar um vídeo de sucesso

B041

A publicação de vídeos na Internet só aumenta e hoje o vídeo online é um dos tipos de mídia mais consumidos pela população mundial. 

Antes mesmo do lockdown e da necessidade de nos comunicarmos digitalmente, os vídeos já faziam um enorme sucesso. Durante a pandemia, entretanto, houve uma escalada do  número de eventos online e, assim como da oferta de infoprodutos, vídeos informativos e de entretenimento.

Como qualquer outro tema de sucesso, cada dia mais e mais pessoas se somam à rede de criadores de conteúdo em vídeo para Internet. Por isso, saber se portar de frente a uma câmera faz toda diferença. 

Conseguir se comunicar de maneira natural e eficaz tornou-se um traço indispensável para conseguir manter a atenção do público e fazer sucesso na Internet.

Gravar vídeos pode ser tarefa difícil para alguns, já que lida não só com nossa linguagem corporal, mas também com a nossa confiança em diversos níveis. Problemas como timidez ou falta de prática, insegurança quanto ao conteúdo ou como transmiti-lo devem ser solucionados por quem almeja se destacar no mundo dos vídeos.

Separamos algumas dicas que irão te ajudar na gravação de um vídeo de qualidade. Vem com a gente!

Antes de ligar a câmera

Antes de começar a gravar o seu vídeo existem algumas coisas que você pode e deve  fazer para melhorar o seu desempenho diante da câmera.

Certifique-se de que está usando uma câmera HD ou Full HD

Se tiver dúvida quanto à câmera do seu celular, dê uma olhadinha na Internet. Hoje em dia, os smartphones gravam vídeos de ótima qualidade. Você pode pedir a alguém que esteja próximo a você para fazer a gravação ou você mesmo pode posicionar seu celular num lugar adequado e fazer tudo sozinho. Grave preferencialmente usando a câmera traseira do celular, porque a frontal, que usamos para tirar selfies, não é tão boa. E garanta que o celular esteja firme, seja entre as mãos de alguém, num tripé ou apoiado em algum lugar, para evitar imagens tremidas.  Normalmente, as gravações são feitas com o celular na posição horizontal.

Crie um roteiro

Para evitar improvisos, mesmo sendo você um especialista sobre o assunto, recomendamos que escreva um roteiro com um passo a passo para tornar o conteúdo mais conciso e fácil de entender.

Outra coisa que você pode fazer antes de ligar a câmera é exercitar o seu roteiro de frente para um espelho. Pode parecer bobagem, mas funciona muito bem! 

Quando discursamos para nós mesmos diante do espelho conseguimos notar nossas expressões faciais durante o discurso, nossa entonação e memorizar melhor o conteúdo a ser gravado. 

Esses passos irão adicionar um fator muito importante ao seu vídeo: a confiança. Quando sabemos como e o que vamos falar, tudo fica mais fácil e, tenha certeza, o seu público irá notar isso.

Na hora de gravar

Posicionamento diante da câmera

A câmera pode parecer intimidadora, mas você pode aprender a fazer dela uma boa amiga e encará-la de frente, imaginando que ali está a pessoa a quem você quer fazer chegar o seu conteúdo. Quando olhamos diretamente para a lente da câmera ao gravar um vídeo é como se olhássemos nos olhos de quem nos assiste, olho no olho. Isso traz mais autoridade ao seu conteúdo, já que você não precisa sempre desviar os olhos para ler algo ou confirmar algum dado, e capta maior atenção do espectador, fazendo com que ele se conecte com a sua mensagem.

Não se esqueça de piscar e de sorrir! Caso fiquemos ansiosos, a nossa tendência é de “congelar” as nossas expressões. Seja natural! Além do mais, o sorriso é um gesto agradável que adiciona simpatia ao que você diz. 

Atenção à postura! Tome cuidado para não “se esconder” da câmera, baixando demais a cabeça ou encolhendo os ombros numa atitude defensiva. Pessoas confiantes falam com a cabeça erguida e o peito aberto.

Movimentar-se também é importante. Gesticular com as mãos pode enfatizar o que você diz, mas não exagere! Movimentar-se demais durante um vídeo pode trazer desconforto para quem assiste. Use gestos congruentes com a sua fala.

Voz firme

A sua voz é outra característica muito importante do seu vídeo. Seja enérgico e evite falar baixo demais para que a confiança do público em você não seja afetada. Não use palavras rebuscadas que possam dificultar o entendimento do seu conteúdo. Lembre-se de que o seu vídeo deve alcançar o maior número de pessoas possíveis. Evite também vícios de linguagem como finalizar frases com “né”, “tá”, “ok”  e alterne a sua entonação, dando ênfase ao que achar mais importante.

Não se esqueça de respirar! Procure manter uma boa cadência na fala – nem rápido demais e nem moroso demais. Caso cometa algum erro, não se preocupe. Faça uma pausa e recomece de onde você errou. Na edição isso é facilmente corrigível.  

Para além das câmeras

Iluminação e enquadramento

Prefira a luz do dia para gravar, evite lugares escuros e fique sempre de frente para a luz; nunca o contrário. Isso é muito importante.

Outro dica é em relação ao enquadramento. Imagine a tela do celular dividida em três terços verticais e horizontais. Você teria nove retângulos na tela. Seu rosto deve estar entre os quatro cantos do retângulo central ou bem pertinho dele. Se você estiver sozinho, tire uma selfie antes para conferir. 

Som e cenário

Não se esqueça de fechar as portas e as janelas na hora de gravar e desligar TV, rádio, som… Não queremos que a sua gravação fique comprometida por barulhos externos. Se quiser uma música de fundo, deve ser colocada na edição.

Quanto ao microfone, você pode usar o fone de ouvido do próprio celular, mas se tiver um microfone de lapela, melhor ainda; só é preciso comprar um adaptador.

Recomendamos também um cenário clean, sem poluição visual. Afinal, nada do ambiente deve desviar a atenção da sua fala. O importante é a sua mensagem

Lembre-se do seu público

Além de se preocupar com o momento da gravação do seu vídeo, você também deve se preocupar com o seu público. Afinal, é ele quem vai consumir o seu conteúdo. De nada adianta adotar uma postura ou linguagem que não combine com ele.

Para facilitar esse processo, defina uma persona que será o foco do seu projeto. Talvez você tenha algum amigo ou conhecido que encaixe perfeitamente nesse perfil, use isso na hora de gravar seus vídeos. 

Faça de conta que está tendo uma conversa com essa pessoa, ou que está lhe explicando algo. Como seria a melhor maneira de convencê-la e de deixá-la interessada pelo seu assunto? Ao olhar para a câmera, imagine que está conversando com ela.

Isso vai desde a linguagem que você escolhe, aos gestos que vai utilizar e até mesmo que roupa usar, as cores e toda a linguagem visual por trás do seu vídeo. Esses detalhes também são cruciais.

Agora que você já sabe o que fazer para gravar um vídeo de sucesso, o que está esperando para divulgar o seu conteúdo?

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Mas, caso queira contratar profissionais para produzir o seu vídeo ou da sua instituição, inserir legendas ou criar um curso online, entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail