O marketing de conteúdo para eventos é uma estratégia de marketing digital que visa compartilhar conteúdo para engajar clientes – atuais ou futuros – e ampliar a venda de ingressos. É algo que deve ser planejado para ocorrer antes, durante e até mesmo após o evento.
Nós elaboramos uma série de dicas para que você possa obter melhores resultados em termos de obtenção e de fidelização de participantes.
Defina o que você quer
Não adianta começar a produzir conteúdo sem ter uma noção exata do que você deseja. Seu objetivo é atrair novos participantes para um evento específico? É anunciar um evento futuro? É fidelizar clientes já existentes? A partir dessa definição, você pode escolher as melhores estratégias.
Defina a sua persona
É fundamental você saber com quem quer falar, conhecer o seu público-alvo. Qual é a idade dele? Onde mora? Que interesses têm? Está em que faixa de renda? E de educação? Por que compareceria ao seu evento? Que meios de comunicação usa? Só tendo definido esse consumidor-padrão é que você pode optar pelas melhores mensagens, pelos melhores canais.
Escolha as melhores plataformas
É muito importante ter um site para o evento. Ele fornecerá informações para quem estiver pesquisando sobre os temas do evento no Google (ou seja, atrairá possíveis participantes), dará informações à imprensa (que poderá atingir um público diferente), difundirá informações relevantes aos participantes durante o evento e ainda será útil nas ações para o pós-evento. Se a sua persona for uma usuária frequente de redes sociais, você pode usar o Instagram, o Linkedin, o Facebook, o Telegram, o Whatsapp… Outras possibilidades são usar influenciadores para divulgar as suas mensagens e/ou adotar uma estratégia de e-mail marketing. Quanto ao formato das mensagens, elas podem ser artigos,
vídeos, e-books, fotos, newsletters, infográficos, podcasts etc.
Defina o branding
Você deve determinar como se relacionará com o seu público, criando e consolidando a sua marca ao longo do tempo. Usará uma linguagem mais formal ou descontraída? Utilizará emojis? Os textos serão longos ou curtos?
Faça parcerias
Tente publicar conteúdo em outros blogs, sites, canais do Youtube, redes sociais, que tenham uma audiência semelhante à sua. Se puder produzir algo que seja do interesse de ambos, melhor ainda. Assim, você atingirá um público diferente.E poderá chegar até eventuais futuros participantes do seu evento.
Produza conteúdo
Uma preocupação básica deve ser a sincronia entre a programação do seu evento e os conteúdos que você vai produzir. É preciso despertar o interesse da sua persona, mostrar a utilidade do que será ofertado no encontro para a vida pessoal/profissional dela.
Se você já realizou eventos antes, é importante fazer um histórico deles, apresentar imagens e depoimentos de participantes. Tudo isso agrega credibilidade à sua nova iniciativa.
Com relação ao próximo evento, fale dos bastidores, dos convidados, do local, da programação e do clima de expectativa. É importante que você tenha postagens todas as semanas, em dias pré-determinados.
Monitore as estratégias
Antes, durante e depois do evento, é importante que você verifique se as estratégias estão funcionando bem. Para isso, você pode usar algumas métricas (inserir link): quantas pessoas viram seus conteúdos? Quantas compartilharam? Está havendo interação? E contato? Quantas pessoas se inscreveram numa landing page? Quantas efetivamente se tornaram participantes do seu evento?
Ao verificar que uma determinada estratégia não está funcionando bem, você pode ajustá-la no correr do processo, para evitar problemas maiores à frente.
Trabalhe no pós-evento
O evento terminou, mas o seu trabalho não. Existem atividades obrigatórias, como a emissão de certificados, elaboração de um relatório financeiro e realização de pesquisas de satisfação, com todos os envolvidos.
Mas é preciso um cuidado especial com os participantes, afinal de contas eles são os primeiros candidatos em potencial a comparecer a um evento futuro. Além de ouvir a opinião deles, através de uma pesquisa, divulgue imagens do encontro (por exemplo, no blog oficial), entrevistas com palestrantes, depoimentos de outros participantes, compartilhe experiências positivas. O importante é consolidar a fidelização do seu cliente, para que ele tenha vontade de retornar.