Você é um especialista e quer disseminar o seu conhecimento, vender um curso ou realizar um workshop?
O mundo digital trouxe grandes novas oportunidades para isso. Mas, como encontrar as pessoas que realmente se interessam pelo seu assunto e para as quais o seu infoproduto pode ser de grande valia?
Existem diversas estratégias disponíveis para alcançar o seu público. Antes mesmo de começar a conhecer e escolher a plataforma para hospedar o seu curso, você deve se preocupar em mostrar às pessoas que o seu produto é valioso e que você é, de fato, um especialista. Afinal, de nada adianta simplesmente lançar um produto que ninguém sabe da importância ou da sua função.
O marketing de conteúdo é a solução para essa questão. Pode parecer complexo, mas trata-se de transmitir ao seu público, aos poucos, que você domina o assunto, entende por que as pessoas precisam daquele conhecimento e sabe exatamente como compartilhá-lo para que seja útil para a sociedade.
Isso pode ser feito pelas redes sociais por meio de peças gráficas e vídeos ou através de um blog em um site pessoal, por exemplo. O importante é entender quais materiais devem ser divulgados e em quais momentos eles devem ser impulsionados ou não.
Veja alguns tipos de conteúdo que você pode criar para os canais digitais.
Conteúdo topo de funil
Esse tipo de conteúdo é voltado para aquelas pessoas que ainda não o conhecem, tampouco o seu conteúdo, e que precisam, portanto, ser instruídas sobre tal.
Crie conteúdos que mostrem a importância do seu produto, o diferencial que ele é capaz de proporcionar, os problemas que pode solucionar.
Mire em conteúdos que sejam viralizáveis, que possam ser compartilhados por um grande número de pessoas na Internet, que despertem o interesse e curiosidade do público. Dessa forma, mais gente vai querer acompanhar o seu conteúdo e ficar atento às suas publicações.
É essencial que essa fase seja bem executada, pois é ela quem vai atrair e preparar o seu público para as etapas seguintes.
Conteúdo meio de funil
Nesse momento, o público já entende o que o seu produto oferece e quais benefícios ele pode trazer. Ele também já o conhece, mas ainda não entende muito bem quais os seus valores e métodos utilizados para a resolução dos problemas.
É justamente nesse momento que você deve criar conteúdos que revelem um pouco da sua metodologia e como ela funciona. Adicione a esses conteúdos as crenças e conhecimentos que você adquiriu na sua área, conte as suas experiências. Você pode também divulgar depoimentos de alunos, de clientes ou de pessoas que já fizeram parcerias com você, demonstrando que você é uma fonte confiável. Apresente casos resolvidos, soluções eficazes ou novos conceitos para resolver as “dores” que o seu público tem.
Esse período ajuda com que você crie autoridade, destacando-se de diversos outros produtos e experts que podem existir no mesmo nicho. Dessa forma, você começa a fortificar os laços com a sua audiência, criando uma comunidade que o reconhece pelo conhecimento que transmite.
Conteúdo fundo de funil
Nessa etapa, o seu público já entende o valor que você tem e que pode transmitir com o seu produto. Provavelmente, elas já estarão se perguntando sobre como podem ter acesso a todo o conhecimento que o seu produto armazena.
É agora que você deve aproveitar para fazer “chamadas para ação”, como convidar as pessoas para se inscrever em uma lista vip para acesso de material, oferecer preços exclusivos ou até mesmo promover uma live, onde você entregará parte do seu conteúdo gratuitamente.
Você já é reconhecido pelo seu público, que quer consumir o que você tem para oferecer. Então, não perca essa oportunidade e use a criatividade para manter a atenção das pessoas.
Todo esse processo pode e deve ser repetido, porque nem sempre vai funcionar na primeira tentativa, mas pode ser que, na segunda ou terceira vez, você capte pessoas diretamente no processo de meio ou fundo de funil. Tudo depende dos gatilhos criados pela sua estratégia de marketing, como, por exemplo, autoridade, escassez e especificidade.