Como o e-mail pode ajudar na promoção do seu evento

B003 - COMO O E-MAIL MARKETING PODE AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DO SEU EVENTO (1200 px × 628 px)

Quando Ray Tomlinson enviou seu primeiro e-mail em 1971 almejava encontrar uma forma rápida e fácil de se comunicar e acabou criando uma poderosa ferramenta utilizada por bilhões de pessoas ao redor do mundo até hoje. Estima-se que o e-mail conte com 4,5 bilhões de usuários até o fim de 2024, o que representa mais da metade da população mundial!

Você precisa todos os dias do seu e-mail para logar-se em uma mídia social, em um site ou para utilizar um aplicativo. Seja no momento da inscrição ou no login automático, o seu e-mail funciona como digital virtual de tudo o que faz na internet. 

Utilizar o disparo organizado de e-mails para criar um canal de comunicação com clientes e clientes em potencial é o que chamamos de e-mail marketing. 

Investir em e-mail marketing significa, então, encontrar pessoas que podem estar em diversos canais dispersos, mas que, com certeza, têm um e-mail.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, em 2018 sobre o uso do email marketing, 97,6% dos entrevistados diziam possuir ou acessar e-mail pessoal e 95,9% conferem a caixa de entrada diariamente. Apenas 1,6% possuem e-mails, mas não o acessam, e 0,8% não tem email.

Por que utilizar o e-mail marketing?

E-mails podem ser customizados para atingir o que você precisa, criando uma comunicação personalizada e mais próxima do seu cliente. Por aceitar linguagem css e html (as mesmas utilizadas em websites), podem ser adicionados links, cores, botões, imagens e textos, gerando uma boa experiência visual para o cliente.

Quando o e-mail é aberto, ele ocupa toda a tela do dispositivo utilizado (celular, tablet, PC ou notebook), entregando o que é importante para o cliente, sem a distração de pop-ups ou propagandas.

Se você entrega um conteúdo de qualidade por e-mail, ele não se perde. Diferentemente das redes sociais, onde o conteúdo é naturalmente passageiro, o cliente pode arquivar um email importante, facilitando a fixação da informação.

Uma vantagem oferecida pelas plataformas de email marketing é a possibilidade de saber a quem a sua mensagem está chegando. Relatórios de entrega, visualização e clique são poderosas ferramentas de marketing.

Saiba dosar

De acordo com a Litmus, plataforma especializada em e-mail marketing, para cada $1 investido em email marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. 

Mas, vamos com calma! Não basta começar a bombardear caixas de e-mail com informações sobre o seu evento. Uma estratégia eficaz de e-mail marketing deve respeitar o cliente, contactando-o apenas se o mesmo concedeu este direito, na quantidade e momentos corretos.

Dados disponibilizados pela HubSpot confirmam: 51% das pessoas se descadastram porque recebem e-mail com muita frequência (34% por receber mais de 1x por dia e 17% por receber mais de 1x por semana).

O envio desordenado de e-mails também faz com que eles sejam entendidos como spam, diminuindo o acesso à informação e acabando por minar a credibilidade da sua instituição. 

Atente, portanto, à relevância do conteúdo e aos momentos em que o seu cliente deve recebê-lo. 

Para divulgar o seu evento, você pode começar pela base de e-mails da sua instituição ou pela base de e-mails de inscrições em eventos anteriores, dando a todos os clientes da sua lista a oportunidade de receber ou não mais detalhes sobre o evento que está por vir.  

Utilize também os e-mails disponibilizados no ato da inscrição do seu evento. Só não se esqueça de pedir a autorização do participante para fazer esses envios. Uma boa prática é sempre deixar a critério do cliente se ele quer ou não continuar recebendo e-mails sobre o assunto.

Você pode enviar e-mails que estejam casados com as datas do seu evento – abertura, início das inscrições, mudanças de lote, promoções, palestras ou qualquer outra estratégia de engajamento.

Uma boa ideia é também utilizar esta lista de e-mails para a coleta de um feedback pós-evento e aproveitar esse momento para estreitar os laços com o cliente, convidando-o a participar de eventos futuros.

Pronto! A partir daí você já tem um nicho interessado em consumir o seu conteúdo. Basta aplicar as dicas que já lhe demos neste texto e atentar aos relatórios da plataforma para ter bons resultados. Boa sorte!

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