Como usar o Marketing Digital em eventos

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Estabelecer uma boa estratégia de marketing digital é o diferencial para promover um evento de sucesso.

Você já deve ter visitado o site de uma empresa, assistido a algum anúncio em redes sociais ou até mesmo visto uma publicidade feita por algum influenciador, não é mesmo? Todas essas ações são fruto de estratégias.

O marketing digital é um planejamento de ações com foco na promoção de uma marca ou evento. Em vez de investir em veículos de massa e gastar muito dinheiro atingindo pessoas que podem não se interessar pelo seu evento, o marketing digital fecha o foco, chegando apenas àquelas pessoas que realmente têm interesse pelo que você oferece.

Reconhecendo que quase todos nos encontramos no meio digital, se o seu evento não é visto por aqui, dificilmente será lembrado. 

Veja algumas dicas embasadas no marketing digital que irão ajudar a causar um impacto positivo no seu público.

Defina a Persona

Imagine que você quer convidar uma pessoa a participar de um evento. Você tem duas opções: uma pessoa que você conhece muito bem, um amigo. Você sabe onde ele trabalha, o que faz durante as folgas e momentos de lazer e também tudo aquilo que não lhe agrada. A outra pessoa você acabou de conhecer numa roda de amigos, você sabe apenas o seu nome.

Qual delas você acha que convenceria mais facilmente? De qual delas você saberia contornar uma objeção? Certamente seria a primeira.

Definir uma persona ou o público ideal para o seu evento é bem parecido. Descreva com detalhes quem é o participante ideal do seu evento, o que faz, o que lhe agrada ou não. 

Caso sua instituição tenha o costume de realizar eventos numa área científica em específico, esse pode ser um bom ponto de partida para começar a entender quem é o seu público.

A partir da descrição dele, você consegue enviar a mensagem correta para a pessoa correta, tornando o seu conteúdo cada vez mais relevante – muito mais eficaz que simplesmente mirar em um alvo genérico.

Crie um hotsite para seu evento

Um hotsite é criado para uma finalidade específica e é desativado logo depois de atender à sua função. Um site de eventos é, por isso, um hotsite. 

Ter um hotsite do seu evento faz com que ele seja encontrado mais facilmente. Imagine pesquisar no Google o nome de um evento e não encontrar nada sobre ele. Não é um bom sinal, concorda?

Agora imagine pesquisar pelo nome de um evento e encontrar um hotsite que traga todas as informações, a programação, os objetivos e ainda ofereça a possibilidade de comprar o seu ingresso ali mesmo, com poucos cliques. Que diferença!

Um hotsite traz maior confiabilidade ao seu evento, além de ser uma ferramenta poderosa em várias estratégias de marketing digital.

Mídia paga

Quando falamos de marketing digital, uma das conexões mais rápidas que fazemos é com as redes sociais. A maioria das pessoas se encontra nas redes, e não aparecer por lá pode significar não ser lembrado também. 

Mas, além de ter constância nas redes, você deve ser capaz de oferecer um conteúdo relevante. Não se esqueça da sua persona e do que pode interessá-la. 

Algumas ideias: realizar sorteios de ingressos, publicar palestras de destaque e até mesmo interagir com o público no momento de organizar o evento, fazendo com que ele participe de algumas escolhas!

Outra estratégia é fazer uso de anúncios patrocinados para impulsionar uma boa peça de marketing e fazer com que ela chegue a mais pessoas do seu nicho.

Conhecer bem a sua persona facilita a configuração de mídia paga em redes sociais, uma vez que a divulgação do material é feita a partir da definição do público. 

Já em motores de busca como o Google, o interessante é investir em termos e palavras que se aproximem do tema do seu evento, fazendo com que seu hotsite apareça como resposta a eles.

Use gatilhos mentais para aumentar suas vendas 

A autoridade é um gatilho poderoso para atrair o seu público. Não é por acaso que muitos organizadores convidam pessoas renomadas e autoridades em determinado assunto para proferir palestras ou conferências em seu evento. 

Outra opção para simpósios e congressos é incluir uma palestra sobre um tema em voga e fazer a divulgação a partir daí.

Caso sua instituição consiga patrocínio de uma empresa de renome na área, fazer a divulgação dela nos posts de seu evento também é uma boa estratégia para trazer autoridade.

A urgência é outro gatilho que, se bem utilizado, ajuda a alavancar as vendas de ingressos. Defina datas de início de vendas e de mudanças de lote, criando um escalonamento de preços. Isso significa que quem comprar primeiro paga menos.

A escassez também é um gatilho presente nessa estratégia, já que o valor menor está disponível por apenas um determinado período. 

Temos a certeza de que a aplicação dessas dicas e outras como utilizar o e-mail marketing e escolher uma plataforma digital para facilitar o seu trabalho vão ajudá-lo/a na criação de um evento de sucesso.

Entre em contato com a Sintagmas para escolher as melhores estratégias de marketing para o seu evento.

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