Se você tem problemas com a velocidade da sua Internet, antes de ligar para a operadora verifique se o problema não está ali mesmo, dentro da sua casa, do seu escritório ou do seu laboratório. Veja as dicas abaixo:
Problema no dispositivo
Se o seu computador ou celular estiver muito carregado, com programas e dados que não são usados, ele ficará lento. De nada adiantará ter uma boa conexão de Internet. Um bom software ou aplicativo de limpeza pode resolver a questão. E um bom antivírus também ajuda. Evite usar muitos programas e aplicativos ao mesmo tempo.
Reiniciar o roteador/modem
Essa dica, que é a primeira sugerida pelas operadoras, pode se útil. O roteador ou modem pode ter sujeira na linha ou sobrecarga de tarefas. Deixá-lo desligado por pelo menos 10 segundos pode afastar esses problemas.
Posicionamento do roteador
Para que o sinal de Wi-Fi chegue bem a todos os cantos da casa, coloque o roteador/modem num local central e elevado. Se houver cômodos afastados, um repetidor de sinal pode ser útil. Evite deixar o roteador próximo a aparelhos que podem causar interferências, como rádios, micro-ondas ou babás eletrônicas. O mesmo se aplica a objetos como espelhos ou aquários. Verifique também se há aparelhos conectados por bluetooth e experimente desligá-los.
Segurança da rede
Alguns vizinhos podem estar usando a sua conexão, mesmo que involuntariamente. Para evitar isso, deixe o seu sinal fechado. Ou seja, será sempre necessário usar uma senha. E troque a senha de tempos em tempos. É recomendável ter o padrão de segurança WPA (Wi-Fi Protected Access), que criptografa a conexão (o provedor do seu plano de Internet pode auxiliá-lo nisso).
Demanda de dados
Verifique se a sua demanda de dados não é superior à capacidade do seu serviço. Se for, talvez o melhor caminho seja fazer um upgrade de plano.
Troca de modem ou de operadora
Um roteador ou modem (ou um só aparelho que exerça as duas funções) antigo pode apresentar problemas. Se até aqui você não conseguiu resolver a lentidão da sua conexão, chame um técnico da operadora. Talvez a troca do roteador/modem seja a solução. Se não for, considere trocar de operadora.
Essas dicas irão te ajudar a melhorar as condições da sua conexão, caso ainda tenha problemas para realizar uma transmissão, sugerimos que entre em contato com a operadora ou procure ajuda de algum outro profissional.
A qualidade da sua conexão é importantíssima para transmitir um evento, caso necessite de ajuda em outros pontos do seu evento, entre em contato conosco!