Ao consultar o dicionário mais próximo ou pesquisar a definição do verbete na Internet, você encontrará uma definição que se aproxima a esta:
en·ga·ja·men·to
(engajar + -mento)
substantivo masculino
ato ou efeito de engajar(-se)
- contrato para prestação de serviços; ajuste
- angariação de indivíduos para fins de emigração
- fig. aliciamento de adeptos para uma causa
- participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância política e social, passível de ocorrer por meio de manifestação intelectual pública, de natureza teórica, artística ou jornalística, ou em atividade prática no interior de grupos organizados, movimentos, partidos etc.
- o empenho ético e político na realização das escolhas absolutamente livres e impreteríveis, por meio das quais o ser humano inventa a si mesmo e o seu mundo.
“engajamento” em “Dicionário Houaiss” (https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-0/html/index.php#1)
Quando lemos esta definição, começamos a compreender o poder das ferramentas de engajamento. Uma ideia ou uma causa tem, por natureza, uma ligação afetiva de valores e objetivos com quem se identifica com ela.
Conseguir se conectar dessa forma com os participantes de seu evento é um dos pontos cruciais na hora de buscar melhores números e participação.
Outra estratégia é justamente compreender como os participantes se envolvem com seu evento. Em qual momento o seu público fica mais propenso a realizar ações, quais assuntos mais lhe interessam, em que horários ele está mais propenso a divulgar o seu evento? Ter em mãos as respostas lhe será muito útil.
Ao nos engajarmos em alguma causa ou ideia, demonstramos confiança, diferentemente da simples automação de se fazer algo porque “tem que ser feito”.
Brian Haven, da consultoria Forrester, escreveu uma definição do que seriam alguns “medidores de sentimentos” no engajamento:
- Envolvimento: mensurado através das métricas mais comuns e simples, fala sobre o número de visitas a um site e o tempo gasto nele
- Interação: esse item já contém participações ativas, como comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns, tudo aquilo que se identifica como iniciativa do usuário para se comunicar com a marca ou o evento.
- Intimidade: aqui já começamos a mensurar o afeto, de fato, da pessoa pela sua marca ou evento. Para tal, observam-se as opiniões, perspectivas, palavras e sentimentos utilizados através do atendimento e das mídias sociais. Pode ser pouco preciso, mas já fornece certa noção do que o usuário sente.
- Influência: neste ponto é mensurada a probabilidade de o usuário realmente efetuar a compra de algo ou indicar o mesmo ou fazer uma indicação para seus contatos.
Agora que você já entendeu o que é o engajamento e quais são os pontos que devem ser observados, aposto que está se perguntando: quando e como utilizar o engajamento? Fique tranquilo, porque até o fim deste artigo você entenderá cada um desses pontos.
Como gerar engajamento
Ter um conteúdo de qualidade em sua página em rede social ou site é muito importante e, certamente, gera engajamento. Mas não se esqueça de que até mesmo esse conteúdo precisa da sua atenção, já que ele deve ter regularidade.
Uma boa saída é montar um cronograma ou calendário, onde você consiga visualizar a data de seu evento e a programação de postagens diárias. Isso facilita compreender qual o momento de fazer determinada ação ou de cobrar que o usuário a faça.
As postagens devem ser dinâmicas e conter informações de interesse do seu usuário. Lembre-se de planejar um tempo ou designar uma pessoa para responder a perguntas e comentários que surgirem.
É importante ainda que você utilize as ferramentas de engajamento durante o seu evento virtual, encantando e envolvendo ainda mais os participantes.
Como um evento virtual não conta com a imersão num espaço físico dedicado para tal, é estratégico que você consiga reter a atenção dos inscritos.
Alguns congressos já oferecem a possibilidade de networking entre palestras, um ambiente digital onde os participantes podem trocar experiências vividas durante a realização do evento.
Não podemos nos esquecer de que estamos lidando com pessoas e, por mais que os recursos digitais e mídias ajudem a captar a atenção, o distanciamento social pode fazer com que ela seja facilmente roubada. Um e-mail que chegue, uma chamada telefônica ou um pet que esteja no local podem distrair o participante.
Nos eventos online, você pode também dispor de recursos utilizados em eventos presenciais, como presentear os participantes com bolsas, canetas e blocos de notas, materiais que trazem em si a marca e a cultura da instituição organizadora.
Por que não enviar pelos Correios esses itens para os participantes que agora são digitais?
Propor tarefas coletivas durante palestras e cursos, como beber água ou arrumar a postura é outra dica – uma forma de mostrar cuidado com quem está assistindo ao evento.
Além disso, você pode investir na comunicação por e-mail. Utilize o e-mail marketing para divulgar informações relevantes sobre o evento, distribuir materiais extras, começar discussões, divulgar anais de outros eventos e palestras correlatas, fornecendo aos participantes conteúdos interessantes.
Mas, cuidado! Só disparar e-mails não é certeza de sucesso. Você deve avaliar quando e para quais pessoas enviar os e-mails. Veja o artigo que escrevemos sobre esse assunto.
Contar com um influenciador é uma boa estratégia
Como os eventos digitais se proliferaram, a competição pelo público tende a ser alta. Uma boa saída pode ser contratar uma pessoa de influência do nicho de seu evento como mediador.
Durante os intervalos de palestras ou até mesmo em caso de alguma falha que possa vir a ocorrer, você conta com um influenciador que vai interagir com o público, abordar questões e responder a dúvidas ou propor atividades coletivas, como as descritas anteriormente.
A interação pode ser feita também através de debates entre os participantes e os palestrantes, com perguntas no chat sendo lidas pelo moderador ou por um dos oradores do painel.
Ações como essas fazem com que o público permaneça na sua plataforma de streaming, com a atenção voltada para os próximos acontecimentos.
Agora que você já entendeu a importância e o poder do engajamento, comece a aplicar em suas redes e canais! Se precisar de ajuda, agende uma reunião com os especialistas da Sintagmas a fim de garantir o melhor engajamento possível para seu próximo evento virtual.