Marketing de guerrilha: pensando fora da caixa

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O marketing de guerrilha tem sido cada vez mais procurado por empresas – de pequeno, médio ou grande porte – por causa dos benefícios que pode trazer.

Ele é uma estratégia de promoção de produtos ou serviços, ou simplesmente de fortalecimento de uma marca, de uma maneira que foge ao convencional. Criatividade e surpresa são as palavras-chave, superando a importância do orçamento no planejamento.

O conceito foi criado pelo publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson. Na década de 1970, ele se inspirou nas táticas de guerrilha – de baixo custo e alto impacto – usadas pelos norte-vietnamitas para derrotar os sul-vietnamitas e os Estados Unidos, que eram mais bem equipados.

O marketing de guerrilha pode ser usado para impulsionar a venda de ingressos (antes do evento) ou para fortalecer a marca dos organizadores e dos patrocinadores (durante o encontro).

Veja algumas dicas para usar essa estratégia com eficácia.

Conheça o público-alvo

Se você não identificar bem a sua persona, não conhecer bem os hábitos e interesses das pessoas que deseja atrair para o seu evento, dificilmente conseguirá desenvolver iniciativas de sucesso. Qual é a faixa etária desse público? Quais são os hábitos de compra? Que mídias sociais usa? Que tipo de música escuta? As respostas podem te ajudar no planejamento do seu evento.

Seja criativo 

Pensar fora da caixinha, surpreender, imaginar ações que não exijam investimentos altos, essas são as chaves para iniciativas bem-sucedidas de marketing de guerrilha. Flash mobs em shopping centers; a ideia da Coca Cola que, para comemorar o Dia dos Namorados, instalou máquinas que ofereciam garrafas a casais que se beijassem; a ação da Netflix, pintando a fachada de um prédio em Paris como uma prisão para marcar o lançamento da série Orange is the New Black, são exemplos de sucesso.                                                                   Atenção: você pode se inspirar em iniciativas de outras empresas ou organizações, mas não as copie, pois isso pode refletir negativamente sobre a sua marca.

Incentive a interatividade 

O público de hoje prefere participar a simplesmente ouvir ou ver, passivamente. Procure desenvolver ações que envolvam o seu público-alvo, despertem nele curiosidade e emoções. Se houver o lançamento de um evento, uma imersão de convidados na realidade virtual pode ser um bom caminho.

Busque parcerias

Elas podem trazer recursos financeiros e credibilidade (se bem escolhidas) para o seu evento. Além disso, podem contribuir com iniciativas nas quais você não tinha pensado, mas que podem ser do interesse do seu público-alvo. O importante é que essas parcerias tragam benefícios para todas as partes envolvidas. 

Avalie os resultados 

É importante saber a eficácia das suas estratégias, para poder planejar bem eventos futuros (inserir link para artigo sobre avaliação). Se suas ações foram executadas offline, você pode acompanhar as reações do público durante a execução ou procurar as reações postadas em redes sociais.                                                                        

Na fase de preparação do seu evento, crie estratégias de divulgação nas redes sociais e depois acompanhe os feedbacks ali colocados por todos os participantes.

O importante é que você tenha dados para avaliar o acerto – ou não – de determinadas medidas e quais delas trouxeram melhor retorno financeiro.

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