Métricas de marketing para eventos

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A melhor maneira de avaliar o sucesso do seu evento é mensurar o resultado das suas ações a fim de entender se as estratégias utilizadas foram realmente eficazes. Mas aí surgem as dúvidas: quais métricas analisar e quais indicadores realmente importam? 

Neste texto vamos revelar os resultados que são interessantes você ter em mãos não só para suas próprias análises, mas também para os seus parceiros e patrocinadores, sejam eles atuais ou futuros. Demonstrar bons resultados em determinados KPIs pode ser a peça-chave na hora de conseguir um bom patrocínio.

O que é KPI?

Em inglês, KPI significa “key performance indicator”, isto é, indicador-chave de performance. É uma forma de mensurar o desempenho de ações ou de um conjunto de iniciativas. 

A partir da definição de KPIs, sua instituição/empresa conseguirá visualizar se suas estratégias foram efetivas ou não. 

Por isso mesmo, antes de definir qual KPI analisar, você deve entender o objetivo, as formas de divulgação, estratégias de marketing e orçamento. Só a partir daí você conseguirá definir quais pontos necessitam mais da sua atenção.

Quais KPIs são mais frequentes em eventos?

Agora que você já entendeu a importância de mensurar os resultados do seu evento, vamos passar alguns KPIs que frequentemente são utilizados nesse setor. 

Essas são apenas algumas dicas, pode ser que seu evento tenha outros objetivos e estratégias que necessitem ser mensurados, leve sempre isso em conta. E, caso tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a Sintagmas.

Conversão

Um dos KPI mais utilizados, a conversão ajuda a entender vários pontos sobre a estrutura do seu evento e a comunicação.

Esse valor consiste em comparar o número de inscritos com o número de participantes que efetivamente fizeram check-in no seu evento. O não comparecimento pode ter ocorrido devido à data, horário, local ou plataforma escolhidos e ainda a algum problema na divulgação.

Se o número de conversão for negativo, pode haver pedidos de reembolso. Portanto, atente aos detalhes.

ROI

Significa “return on investiment” ; em português, retorno do investimento . Esse KPI é capaz de demonstrar qual o retorno financeiro do seu evento. É muito eficiente.

Se a sua empresa ou instituição recebe qualquer subsídio de uma agência de fomento, esse valor deve entrar como parte do investimento em seu evento.

Para chegar ao valor do ROI você deve fazer o cálculo da razão entre o retorno final (menos os investimentos) e os investimentos, expressos em porcentagem.

Apesar de ser um poderoso KPI para entender o setor financeiro, esse indicador não deve ser o único levado em conta para decidir o sucesso ou o fracasso de um evento.

Custo por aquisição de participantes

Esse KPI consiste em dividir o valor do investimento pelo número de participantes que pagaram ingresso. O valor obtido será o custo por aquisição de um novo participante.

Se a sua instituição/empresa faz eventos recorrentes, é interessante comparar o valor do custo de aquisição de cada um deles. 

Outra comparação importante é desse KPI com o ROI. A análise combinada desses dois indicadores ajuda a ter uma visão mais ampla sobre os resultados dos eventos. 

Resultados com patrocinadores/parcerias

Acompanhar os resultados que os seus parceiros e patrocinadores estão trazendo para o seu evento também é importante. Mas como fazê-lo?

Mensure quantos participantes eles fazem chegar ao seu evento. Isso pode ser feito através de urls de rastreamento para cada um deles. 

Se utilizado corretamente, o rastreamento de urls deixará claro de onde veio cada participante que comprou ingresso.

Analise esses dados durante as vendas, a fim de fazer ações pontuais, caso necessário.

Feedback/NPS

Realizar uma pesquisa de satisfação pode trazer informações importantes para os próximos eventos. Diferente dos outros KPIs, o feedback trabalha com resultados qualitativos (e não quantitativos).

Envie uma enquete fácil e rápida de responder, com poucas perguntas, mas bem objetivas, facilitando a resposta do participante. 

Procure entender quais foram os pontos fortes do seu evento e onde ele precisa melhorar, de acordo com a percepção do público.

Ao coletar os resultados dessas pesquisas, você conseguirá entender melhor os anseios dos seus participantes e avaliar o sucesso do seu evento.

Esperamos que, a partir dessas dicas, você consiga compreender melhor em quais pontos a Comissão Organizadora deve estar atenta ao analisar os resultados do seu evento, lembrando que existem outras formas de entender se os objetivos do evento estão sendo atingidos e se as estratégias adotadas estão funcionando. 

Conte com a Sintagmas para ajudar a compreender quais ações podem trazer efeito significativo nos resultados dos seus eventos. Marque uma reunião!

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