Gamificação é uma boa estratégia para eventos

GAMIFICACAO

Uma ferramenta que os produtores de evento têm utilizado para aumentar o engajamento do seu público é a “gamificação”. Você já ouviu falar deste termo?

Promover eventos virtuais tem sido uma atividade crescente nos últimos anos, não só pelo fato de a produção ser mais barata, mas também por possibilitar a participação de um número maior de pessoas. 

Mesmo com estes inegáveis fatores a favor do evento 100% virtual, o formato padrão de palestras, simpósios e outros eventos online foi se tornando repetitivo, diminuindo o engajamento do público e, às vezes, até mesmo o número de inscrições. 

Por isso, o evento híbrido tem se colocado como uma opção atrativa, mas o que muitos ainda desconhecem é o poder da gamificação para incentivar comportamentos e motivar os participantes, os parceiros e a própria equipe. 

O uso da gamificação em eventos virtuais visa tornar a experiência mais atrativa para o público com a inserção da mecânica, lógica e recursos do design de jogos. 

Para despertar o interesse do público durante o evento você pode oferecer  recompensas por marcos alcançados. Uma ideia é distribuir pontos por palestras assistidas, visitas a estandes de patrocinadores, tempo destinado a conhecer produtos patrocinados etc.

Seu evento também pode proporcionar aos participantes espaços para networking e jogos relacionados aos temas do evento, promovendo a troca de ideias e de experiências. Já existem tecnologias no mercado que oferecem um ambiente totalmente virtual, acessado pelos participantes através de “avatares”.

Você já ouviu falar de “metaverso”? A ideia é semelhante. O espaço digital simula uma locação física do evento, dando ao participante diversas opções de interação com o ambiente e também de networking.

A gamificação também pode ser utilizada para reforçar ensinamentos que foram passados durante palestras ou simpósios. Transmitir conhecimento de forma lúdica torna a memorização mais fácil. 

Além de proporcionar novas maneiras de interação num evento virtual, plataformas que oferecem gamificação conseguem coletar e catalogar os dados gerados pelo público. A análise dos relatórios gerados pela gamificação ajuda a conhecer melhor o perfil do seu público e pode trazer poderosos insights e ideias para promoção de eventos posteriores.

A eficácia na utilização da gamificação consiste em conhecer cada vez melhor o seu público, utilizando games que combinem com o perfil do usuário e dando prêmios que sejam pertinentes aos vencedores. 

Cuidado , entretanto, com a  dificuldade dos games e com a quantidade deles, pensando sempre em enriquecer a experiência e não em torná-la complicada.

Aqui na Sintagmas conhecemos diversas plataformas que oferecem esse tipo de serviço, cada uma com particularidades que podem ou não se adequar ao estilo do seu evento e do seu público. Conte conosco para traçar a melhor estratégia para promoção de um evento de sucesso.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail