O que é um infoproduto?

B042-1

Temos acompanhado uma grande revolução no meio digital nos últimos anos, e um resultado desse desenvolvimento foi o aumento da oferta de produtos, eventos, cursos e entretenimento online. 

Justamente devido a essa grande evolução, surgiram os infoprodutos. Um infoproduto nada mais é do que um produto digital, criado, divulgado e vendido na Internet que, na maioria das vezes, transmite algum conhecimento, ensina a fazer algo ou atende alguma necessidade de um público específico.

O infoproduto pode ser oferecido em diversos formatos, adaptando-se ao estilo da sua persona e ao tipo de conhecimento que se pretende divulgar.

Quem pode criar e vender um infoproduto?

Qualquer pessoa com expertise em algum tema pode se tornar um criador de um infoproduto. Seja qual for a sua área de conhecimento, produzir um infoproduto aumenta a quantidade de pessoas que você pode compartilhar o seu conhecimento.

Por ser um produto digital, você não está mais limitado a ensinar uma pessoa ou uma turma por vez em um espaço físico, muito menos terá que repetir a mesma aula diversas vezes. Basta produzir o conteúdo do seu infoproduto uma única vez e divulgá-lo. 

Sendo assim, criar um infoproduto é muito mais barato, já que não precisa de um espaço físico, estoque ou frete!

Alguns tipos de infoproduto

Ebooks

Um ebook é um livro digital que pode ser lido em um computador, celular ou tablet. Ele pode servir como um chamariz ou um bônus de algum conteúdo que você irá produzir ou também ser ele mesmo o detentor de todo o seu conteúdo. É uma alternativa interessante para quem pretende começar a criar autoridade na Internet.

Como dito anteriormente, é necessário apenas criar um conteúdo de alta qualidade uma vez e vendê-lo diversas vezes para quem se interesse pelo assunto. Esse tipo de conteúdo é vendido normalmente a um preço acessível e serve também como porta de entrada para venda de outros formatos de infoprodutos.

Podcasts

Esse tipo de infoproduto utiliza o áudio como forma de disseminar o conhecimento. Produzidos quase como um programa de rádio, o podcast pode ser hospedado em diversas plataformas diferentes, aumentando a possibilidade de alguém se interessar por ele.

Outra vantagem do podcast é que ele é facilmente consumido. Por se tratar apenas de áudio, ele pode ser escutado enquanto o seu público está desenvolvendo outra atividade, seja em casa, na academia, no transporte público ou até mesmo no trabalho.

Videoaulas

Este formato é um dos mais populares na seara de infoprodutos. O especialista monta uma apresentação e a compartilha por vídeo, no estilo de uma aula online.

Normalmente, as aulas são colocadas em uma plataforma de cursos online, onde todo o conteúdo pode ser separado por módulos. Há  também uma área exclusiva para membros. Lá, quem paga pela videoaula ou curso pode assistir ao conteúdo, baixar qualquer material extra, comentar e fazer perguntas para o especialista/professor.

Outros formatos de infoprodutos

Ainda existem diversos formatos além desses três  principais, alguns que misturam um pouco de cada um deles. Eles podem ser audiobooks, mentorias ou webinários. 

O importante para você lançar um infoproduto é desenvolver um conteúdo de qualidade, que venha a resolver um problema ou dor do seu público ou oferecer algo que as pessoas enxerguem valor. 

O que você está esperando para lançar o seu infoproduto? Comece hoje mesmo a disseminar o seu conhecimento na Internet. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail