Plataformas de curso online: como escolher?

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Várias modalidades de estudo a distância ganharam espaço no mundo digital nos últimos anos e, juntamente com eles, os vídeos estão em amplo crescimento, ultrapassando o consumo de televisão em alguns países. 

Pensando nesse contexto, você já deve ter percebido que  investir em um “infoproduto” (produto criado e comercializado na Internet) é uma das estratégias de vendas mais frutíferas do momento. 

Utilizando-se de vídeos na Internet, diversos especialistas dos mais variados assuntos criaram e continuam a lançar cursos online para  compartilhar o seu conhecimento com pessoas em todas as partes do mundo que venham a  se interessar pelo seu tema. 

Após a montagem dos módulos do seu curso, gravação de aulas, separação dos materiais de apoio e organização do cronograma de ensino, você e outros especialistas se deparam com uma dúvida: qual plataforma de cursos devo utilizar? Qual delas é a melhor para o meu curso?

Plataformas digitais de cursos online tornam simples o processo de organização e divulgação do seu curso e também criam uma área segura para compartilhamento de videoaulas e materiais adicionais necessários.

Pensando nisso, separamos alguns pontos que você deve se atentar no momento da escolha da plataforma que hospedará o seu curso online.

Faça uma pesquisa de mercado

Uma boa maneira de começar a conhecer as plataformas disponíveis e de checar se são realmente confiáveis é pesquisar sobre as mesmas no Google e no Reclame Aqui.

Ao escolher uma plataforma de cursos online, lembre-se de que o seu nome e o nome do seu curso ficarão atrelados a ela. Escolher uma plataforma que seja lenta, não responsiva ou insegura irá afetar também a confiança no seu curso e sua qualidade.

Entenda as funcionalidades da plataforma

Existem muitas plataformas disponíveis no mercado, cada uma delas com suas especialidades e funcionalidades diferentes. Compreenda a diferença entre elas e, pensando no seu curso, faça uma lista daquelas que melhor atendem às suas necessidades.

Verifique se essas plataformas oferecem o suporte de que o seu curso necessita, se é capaz de reproduzir com qualidade e rapidez as suas videoaulas, se é possível anexar materiais adicionais em formatos diversos (imagens, documentos, pdf etc) e se a plataforma é responsiva, dando a possibilidade do aluno de acompanhar o curso em qualquer dispositivo, seja  computador, telefone ou tablet.

Muitos alunos optam pelos cursos digitais justamente pela possibilidade de consumir seus conteúdos no horário e local que melhor lhes convém. Portanto, contar com uma plataforma com qualidade é um ponto crucial na hora da escolha.

Customização do seu conteúdo

Opte por uma plataforma que facilite o reconhecimento da sua marca e a sua identidade visual. Plataformas customizáveis permitem um layout que combine com a sua marca e facilitam a fixação da mesma na mente dos alunos. 

Outro ponto positivo que deve ser investigado é  se a plataforma facilita a organização do conteúdo e oferece espaços interativos com os alunos. 

Comunicação com os alunos

Uma plataforma que facilita a comunicação entre você, professor, e o seu aluno é, sem dúvidas, mais indicada. Uma dica é verificar se a plataforma disponibiliza uma área exclusiva para membros, onde podem ser postados comentários e dúvidas, ou ainda se existe a possibilidade de entrar em contato com o professor. 

Esse contato direto entre aluno e professor facilitado pela plataforma aumenta a credibilidade do seu conteúdo e facilita a fixação e entendimento por parte dos alunos. Portanto, esse ponto não deve ser ignorado no momento da sua escolha.

Integração entre a plataforma e outros serviços

Uma boa divulgação é crucial para o sucesso do seu evento. Uma plataforma que facilite o acompanhamento da divulgação em diversas redes e o seu desempenho aumenta a compreensão do seu público e de como ele se comporta, fazendo com que o seu marketing possa ser mais efetivo.

Esse trabalho é feito a partir da possibilidade de inserção de “pixels” de outras redes para o remarketing. A integração com o Google Analytics também auxilia na compreensão do seu público, pois dá acesso a dados importantes como quantidade de acessos, fluxo de usuários e tráfego.

Tome a decisão focando no seu conteúdo

Após fazer a pesquisa de mercado com base nessas dicas e ter mensurado os prós e contras, fica mais fácil tomar a sua decisão. 

No entanto, tome cuidado para não se encantar demais por uma ou outra plataforma que pareça interessante, mas que não responda de fato às suas necessidades. Tenha sempre em mente o seu conteúdo e o seu público. 

Lembre-se de que, no fim das contas, a plataforma é quem deve trabalhar para você, tornando a sua parte do trabalho mais fácil e intuitiva, não o contrário. 

Caso você tenha dúvidas ou receios sobre qual a melhor decisão a ser tomada, não hesite em entrar em contato. A Sintagmas está sempre pronta para auxiliá-lo/a nessa tomada de decisão.

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