Plataformas para transmissão de eventos online

B008 - Ferramentas para transmissão de evento online

Se você está planejando realizar um evento híbrido ou 100% virtual, entender quais são as plataformas disponíveis e qual delas melhor se adequa ao que você deseja pode levar muito tempo e se tornar um trabalho difícil.

Neste artigo nós elencamos as principais plataformas utilizadas para transmissão de eventos, suas vantagens, desvantagens e como elas podem ajudá-lo  a promover um evento de sucesso.

Algumas destas ferramentas podem ser utilizadas de várias maneiras  e em conjunto, dependendo de como você quer transmitir o seu evento ou para quantas pessoas ele será transmitido.

Zoom

Se você já participou de alguma reunião online pelo Zoom, provavelmente sabe que esta é uma plataforma de fácil uso para uma transmissão de um webinar, um simpósio ou uma palestra. 

Esta plataforma oferece algumas opções para você que planeja fazer alguma transmissão na internet, seja um evento, webinar ou um simpósio.

Zoom Meetings: o usuário pode se conectar com outros participantes e todos se veem ao mesmo tempo. 

Zoom Webinar: diferente do Zoom Meetings, o Webinar conta com um palco virtual, onde a transmissão ocorre, e uma plateia virtual, que é moderada por um host e pode interagir entre si ou mandar perguntas pelo chat. Caso o participante queira interagir com áudio ou câmera ligados, ele pode solicitar a liberação clicando no botão “levantar a mão”.

Outro recurso oferecido pelo Zoom é a função “salas simultâneas”, que possibilita a transmissão de diferentes conteúdos ao mesmo tempo dentro da plataforma. A plateia pode escolher a qual sala quer assistir ou optar por transitar entre elas.

Após a configuração inicial necessária é simples transmitir o conteúdo do Zoom para outra plataforma, bastam alguns cliques.

É possível, por exemplo, transmitir uma mesa redonda que ocorre no Zoom Meetings para o YouTube e assim aumentar a sua audiência.

Uma desvantagem dessa plataforma é que ela é de difícil customização, exigindo o trabalho de um profissional. A inserção de logos, overlays e banners é, por isso, dificultada.

Mas, atenção! Alguns desses recursos só estão disponíveis na versão paga da plataforma.

StreamYard

Essa plataforma é mais fácil de ser customizada. Você pode adicionar logos do seu evento na transmissão, criar overlays, planos de fundo, imagens padrão para início e fim de seu evento e ainda um contador regressivo para o início de sua transmissão. 

Até seis pessoas podem estar juntas na tela de transmissão/exibição. A sala é  dividida em dois ambientes –  estúdio e bastidores – e comporta até 10 pessoas online. 

Ao entrar na sala do StreamYard, que é acessada por um link, o participante fica nos bastidores até que seja adicionado ao estúdio pelo anfitrião ou “host”. 

Durante a transmissão, o host pode optar entre diversas telas de exibição: com todos os participantes na sala, só com o palestrante e sua apresentação ou outro formato que se encaixe melhor durante o evento. A transição entre as telas é feita com apenas um clique.

Por não suportar um grande número de pessoas em suas salas de transmissão, o Streamyard precisa contar com uma outra plataforma de transmissão de vídeo para realização de grandes eventos. 

Você pode, de maneira simples, transmitir todo o conteúdo criado no StreamYard para canais como YouTube e Facebook, via protocolo RTMP.

Simples de alterar e adaptar ao seu evento, essa plataforma oferece um plano gratuito e planos pagos. 

Google Meet

É ideal para eventos de pequeno porte, pois não necessita da ajuda de nenhuma outra plataforma ou programa para transmissão.

Uma videoconferência, por exemplo, que conte com até 250 pessoas, é facilmente gerenciada no Google Meet.

Para que isso ocorra, você deve cadastrar corretamente todos os e-mails dos participantes. No momento do login, os participantes devem utilizar o mesmo e-mail cadastrado.

A desvantagem  do Google Meet é que qualquer pessoa com o link pode solicitar a entrada na sala. Caso o link vaze, isso pode gerar transtornos.

OBS Studio

É um software que auxilia na captação e customização de som e vídeo. 

Esse programa dá ao usuário a possibilidade de captar áudio e vídeo de diversas fontes 

ao mesmo tempo, fazer cortes e customizações e, em seguida, transmitir para a plataforma que melhor lhe atender. Por se tratar de um programa de computador, você vai precisar de um profissional da área ou de um intenso treinamento para entender corretamente o seu funcionamento.  As possibilidades de transmissão oferecidas pelo OBS são múltiplas e não devem ser descartadas apenas pela dificuldade de configurá-las, já que se trata de um programa com ótimos recursos para transmissão de eventos. Na Internet você encontra diversos tutoriais. Outra vantagem é que o software é gratuito. 

Qual destas plataformas devo utilizar?

Pense primeiro sobre o número de participantes que você quer atrair e que tipos de transmissão você deseja. A partir daí fica mais fácil escolher a plataforma que você irá utilizar.

Caso seja um evento pago, por exemplo, apenas soluções como a transmissão pelo Youtube podem não ser seguras, já que não é possível controlar quem está, de fato, assistindo ao evento. 

Como a liberação para assistir se dá apenas pela divulgação do link para o vídeo ou transmissão ao vivo, o mesmo pode ser divulgado, sem controle.

Plataformas de eventos online solucionam essa questão, pois contam com um ambiente próprio de transmissão, liberado apenas para os participantes credenciados. Além disso, trazem diversas soluções para a gestão do seu evento virtual.

Conte conosco para decidir a tecnologia que melhor atende às suas demandas!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail