Se você vai promover um evento, fazer com que ele seja memorável é um dos grandes objetivos. Planejar um evento que se importa com a experiência do participante torna isso possível.
A experiência do participante é tudo aquilo que ele vivencia ao participar do seu evento. Seja ao ver uma peça de marketing nas redes, visitar o hotsite do seu evento, participar dele e até responder a uma pesquisa de satisfação, tudo isso faz parte da experiência do usuário.
Sua equipe deve prestar atenção em todos os detalhes e trabalhar para que o evento e sua identidade sejam compatíveis com o público e com o que ele espera.
A quantidade de participantes fidelizados no pós-evento dá um enorme salto quando a experiência é bem trabalhada.
Comunicação é a chave
Ter uma boa comunicação é peça-chave quando se quer proporcionar uma boa experiência. Toda a equipe deve estar sintonizada, evitando passar informações diferentes durante a divulgação. Para ajudar nisso, monte um calendário/cronograma do seu evento onde todos tenham acesso às ações e datas importantes.
Publicar um hotsite do seu evento também pode auxiliá-lo na comunicação com seu público. Ele é um espaço onde você pode colocar os objetivos, a programação do seu evento e o serviço de atendimento aos internautas.
Utilizar estratégias de e-mail marketing que comuniquem com seu público nos momentos corretos também é uma boa estratégia. Faça com que seus e-mails sejam um amigo do seu público, aquele que não deixa perder oportunidades, passa informações relevantes e ajuda quando necessário.
Lembre-se de que o atributo visual é muito importante na comunicação, seja durante a promoção do seu evento ou utilizando o hotsite, e-mail marketing ou qualquer outra estratégia de marketing digital. Crie, portanto, uma identidade visual para o seu evento, defina quais serão as cores utilizadas, fontes e linguagem. Tudo isso importa quando queremos oferecer uma experiência de qualidade.
Momentos memoráveis
Proporcione momentos que fiquem na memória do participante, tornando-o cada vez mais engajado com o seu evento. Use as redes sociais da sua instituição ou do evento para conversar com seu público. Até mesmo no planejamento do evento você pode pedir a ajuda do público para decidir alguma data, palestra ou momento especial, fazendo com que ele se identifique ainda mais com o conteúdo.
Aproveite o momento da recepção para surpreender o participante. Seja o seu evento presencial, híbrido ou 100% digital, você pode oferecer brindes como canetas, bloco de notas ou até mesmo um pequeno snack, coisas que o participante usará durante o evento. Caso seja presencial, ofereça os brindes no momento do credenciamento. Se for digital, uma ideia é enviar esses brindes pelos Correios para serem utilizados no decorrer do evento.
Você pode ainda fazer uso da gamificação, distribuindo pontos por palestras assistidas ou estandes visitados e realizar quizzes sobre os temas do evento. Essas são apenas algumas ideias, invente games que tenham conexão com seu evento e com os participantes.
Aproveite os momentos de pausa do seu evento e crie um ambiente confortável, onde os inscritos possam trocar experiências e se conhecer melhor. No caso de eventos presenciais, por que não criar um espaço “instagramável”? Incentive o uso de uma hashtag criada para o seu evento, aumentando o engajamento dentro e fora do espaço de realização.
Um participante fiel
Um evento com foco no participante traz muitos benefícios, já que a preocupação com uma boa experiência significa atenção em todos os setores.
Ao utilizar as dicas dadas neste post e entender cada vez melhor o que o seu público espera, você também cria autoridade na sua área e consegue fidelizar os participantes.
Uma boa comunicação atrelada a momentos memoráveis aumenta o engajamento e faz com que os próprios inscritos também virem promotores dos seus eventos futuros.
Não perca tempo e comece agora mesmo a planejar um evento de sucesso com o auxílio da Sintagmas.