Por que usar a inteligência de dados em seu evento?

B035_-_Por_que_usar_a_inteligencia_de_dados_em_seu_evento

Inteligência de dados é o processo de recolher, organizar e analisar dados a fim de subsidiar as medidas que serão tomadas por você ou por sua empresa.

No mundo de hoje, é crescente o número de dados disponíveis. Se você não levá-los em consideração, ao tomar decisões, pode ficar para trás no mercado. É fundamental adotar uma cultura data driven (guiada por dados). Isso já não é mais uma questão de opção e sim de necessidade, como veremos abaixo. 

Imagine, por exemplo, se suas mensagens não chegam corretamente ao seu público-alvo. Ou se você não fica sabendo de ações de seus concorrentes. Ou ainda, se não percebe uma determinada evolução do mercado. Os resultados podem ser desastrosos…

Hoje, recursos como inteligência artificial e ferramentas de machine learning permitem às empresas lidar com grandes quantidades de dados com rapidez e confiabilidade.

Apoiando eventos

A inteligência de dados pode ajudá-lo em todas as fases de um evento.

Na fase de planejamento, tenha em mãos um grande número de informações sobre o seu público-alvo, a sua persona. Procure satisfazer as demandas dele na elaboração da programação. 

Se você já promoveu eventos no passado, procure identificar os fatores determinantes que incentivaram ou desencorajaram as vendas de ingressos. Houve algo sazonal que interferiu? Em que época do ano as vendas foram melhores? Qual foi a relação entre inscrições e check-ins? Por que algumas pessoas desistiram de aparecer? 

A análise desses dados pode ajudá-lo  a desenhar um evento de forma mais eficiente (por exemplo, simplificar o formulário de inscrição).

No período de divulgação, a inteligência de dados também pode ser muito útil. Pense em questões como: nos eventos passados, as vendas de ingressos se deram mais através do celular ou do computador? Você deve agora fazer campanhas específicas para um ou para o outro?

Recebendo informações instantâneas sobre as vendas de ingressos, você pode alterar o cronograma de lotes ou oferecer outros incentivos para acelerá-las.

Conhecendo os horários que seu público prefere para comprar ingressos, você já sabe quando deve lançar novas campanhas, anunciar os últimos ingressos de um determinado lote etc.

Na fase de análise de resultados, os dados continuam sendo fundamentais. Os relatórios financeiros detalhados, com estatísticas e gráficos em tempo real, permitem que você controle os gastos e o fluxo de caixa durante todo o evento, fazendo eventuais alterações para evitar problemas. No final, você terá um quadro preciso da situação financeira do encontro.

As pesquisas de satisfação dos participantes são muito importantes também.  Elas fornecem dados para que você possa corrigir, em eventos futuros, os pontos negativos apontados.

E você pode ainda comparar os resultados do evento atual com os de encontros passados, promovidos por você mesmo. Surgirá um quadro comparativo dos seus erros e acertos.

Em resumo, a utilização correta de dados organizados fornece subsídios para tomadas de decisão melhores, porque propicia

 uma visão mais ampla do seu evento, abrindo diversas possibilidades de melhoria de gestão.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail