A qualidade da Internet e da infraestrutura de áudio/imagem é primordial para um evento digital. A simulive pode ajudar a atingir esse nível de qualidade. Você ainda não conhece a simulive? Então chegou a hora de entender melhor essa nova modalidade de evento virtual.
Imagine que você está ministrando um curso online sobre um assunto complexo ou técnico. Depois de alguns minutos, você percebe que sua conexão está inconstante e a imagem congela em seu rosto enquanto deveria transicionar para outra tela que contém um clip-art, por exemplo. Ou ainda que, no momento em que você está fazendo as conclusões de sua palestra, o áudio começa a falhar. E se ao fim da apresentação você percebe que se esqueceu de inserir o logo de seu patrocinador na tela? Isso tudo parece desastroso, não é mesmo?
Mas, fique calmo! Em alguns instantes você irá aprender a contornar todos esses problemas e evitar perder a atenção do público durante a sua transmissão.
A simulive nada mais é do que uma “live simulada”. O conteúdo é gravado com antecedência, editado e apenas divulgado no horário e data marcados pelo promotor do evento, que tem ainda a possibilidade de escolher quem pode assistir.
Isso significa que o conteúdo da simulive só é inteiramente disponível para aqueles participantes que se conectaram na plataforma escolhida no horário marcado. Se, porventura, o participante se atrasar para assistir, a perda de conteúdo será a mesma de uma live comum.
Como a gravação e a transmissão não acontecem simultaneamente, a grande vantagem da simulive é o tempo que se ganha para a elaboração e edição do conteúdo. Imagine poder ter o melhor material possível (com inserts: gráficos, imagens, vídeo) e sem o risco de bugs ao vivo!
Percebe como esses detalhes dão mais tempo e certeza da criação de um conteúdo de qualidade? A edição evita falhas e ainda enriquece o material a ser distribuído. Você pode contratar um profissional que faça isso ou ser você mesmo o editor do seu conteúdo.
Mesmo quando se trata de um conteúdo gravado, a interação com os participantes não é deixada de lado. O palestrante pode aguardar o final do vídeo e se conectar para uma discussão ou até mesmo aproveitar o momento da transmissão da palestra para isso.
Como o conteúdo já está disponível e gravado, o palestrante tem a liberdade de ler os comentários e perguntas dos participantes, elaborar as respostas com tranquilidade, aprofundar o debate e tornar o tema ainda mais interessante e frutífero.
Ainda não sabe que plataforma usar?
Além de todos os benefícios para a qualidade do material apresentado, a simulive funciona muito bem também para eventos que ocorram em diferentes localidades do planeta, em diferentes fusos horários, problema recorrente em lives comuns.
Como? Ora, se o conteúdo está gravado e é disponibilizado apenas em um determinado horário, pode-se fazer um agendamento para transmissão no Brasil e outro para Alemanha, por exemplo. Assim, ambas as transmissões contam com o mesmo conteúdo e qualidade, sendo necessária apenas a conexão remota com o palestrante para a discussão e networking, após a apresentação.
É uma boa solução, não é mesmo?
Então, agora que você já compreendeu os benefícios da simulive, considere a possibilidade de gravar e projetar o seu próximo evento, evitando o estresse tão comum nas transmissões ao vivo.
Seja qual for o formato que escolher para o seu evento, conte sempre com a equipe da Sintagmas para ajudar no que for preciso.