Tipos de eventos virtuais

B021-Tipos-de-Eventos-virtuais

A pandemia de Covid 19 levou muitos eventos, que antes eram presenciais, para o ambiente digital. E aí as pessoas foram descobrindo diversas vantagens dos eventos virtuais, que vieram para ficar.

Hoje, a saudade dos encontros pessoais tem levado muitas pessoas a promover eventos híbridos, que reúnem características dos dois ambientes, presencial e virtual. Mas existe a certeza de que não é mais possível eliminar o virtual das nossas vidas. 

Neste post, nós falaremos sobre diferentes tipos desses encontros. Mas, antes, vamos ver as vantagens do ambiente digital:

  1. Um evento virtual reduz custos, pois você não precisa se preocupar com aluguel de espaços, passagem, hospedagem e alimentação de palestrantes etc.
  2. O número de participantes pode ser muito maior do que no presencial, pois os interessados podem estar em qualquer parte do mundo e só precisam ter acesso a um computador ou celular. No presencial, muita gente não comparece, porque pode não ter recursos para financiar a viagem e a hospedagem ou pode ter empecilhos para fazer o deslocamento. O quadro muda no encontro virtual. A inscrição pode ainda ser cobrada ou não, dependendo do seu orçamento e dos objetivos do seu encontro.
  3. Existem ferramentas que facilitam atividades antes feitas manualmente: comunicação com o público, venda de ingressos, recepção de trabalhos, emissão de certificados etc.
  4. O evento virtual ainda dispõe de ferramentas para aumentar o engajamento dos participantes, como gamificação, chats, concursos e brindes.
  5. Muitas plataformas podem gravar o  evento, o que permite ao participante assistir como e quando quiser (desde que isso seja autorizado pelos organizadores).

Uma vez vistas as vantagens dos encontros virtuais, vamos falar agora das características de cada tipo. De uma forma geral, o Ministério da Educação e Cultura, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), define um evento científico como uma atividade que visa reunir especialistas e interessados em determinadas áreas do saber para discussão de temas que atendam a preocupações comuns. Os objetivos são atualizar e fazer progredir a pesquisa científica em uma área; divulgar resultados de pesquisa dos pesquisadores e colocá-la em debate com vistas à sua qualificação e validação no âmbito da comunidade científica. Outras metas são incentivar o desenvolvimento de campos de pesquisa ainda emergentes e promover a formação de pesquisadores.

Nos últimos tempos, com o avanço do mundo digital, uma palavra tornou-se bastante comum para definir alguns tipos de eventos científicos: 

WEBINAR ou WEBINÁRIO 

(web based seminar, seminário baseado em rede) 

É uma palavra guarda-chuva que pode abrigar conferências, palestras, workshops ou reuniões, desde que pensados para o ambiente digital.

Pode ser realizado ao vivo ou gravado, semipresencial ou totalmente virtual, com transmissões de áudio e vídeo através de plataformas online. E dispõe de mecanismos para a participação do público (interação direta com palestrantes, envio de perguntas através de chats etc). 

Vamos ver agora a tipologia dos eventos científicos, elaborada pela Capes:

CONGRESSO

Reunião ou encontro de pesquisadores e/ou profissionais com interesse em pesquisa acadêmica com vistas à apresentação de resultados de pesquisa em andamento, de desenvolvimentos em uma dada linha de pesquisa ou estado da arte em um dado campo ou tópico de interesse. Pode incluir várias atividades, tais como mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, minicursos, entre outras. 

SIMPÓSIO

Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica em torno de um assunto específico com vistas a agregar resultados e considerações de modo a promover avanço no sentido de sua clarificação. Pesquisadores convidados apresentam suas considerações e/ou resultados sobre o tema, para debate amplo com um público com interesses comuns. 

ENCONTRO

Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica na qual pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação ou outros profissionais têm a possibilidade de apresentar seus resultados de pesquisa e relatos de experiências em determinada área ou tema para colocá-los em debate, com vistas a qualificá-los e validá-los. Nos encontros também pode haver atividades, tais como mesas-redondas, conferências, palestras, painéis, minicursos, entre outras atividades de atualização e divulgação com vistas ao avanço da área, bem como debates sobre temas relevantes, atuais e polêmicos no âmbito da área. 

COLÓQUIO

Evento de menor porte do que um encontro, com vistas a intensificar o diálogo de pesquisadores, alunos e/ou profissionais em torno de um tópico ou questão específica, de modo a promover avanço no entendimento deste ou gerar questões a serem investigadas como continuidade. 

WORKSHOP

Reunião de pesquisadores e/ou técnicos que dão apoio à pesquisa, em torno do desenvolvimento de técnicas, metodologias ou práticas que sejam úteis à condução de pesquisa em determinado campo. O workshop pode ser conduzido por um pesquisador/profissional ou sua condução pode ser compartilhada em função de seus objetivos específicos. 

REUNIÃO

Reunião de pesquisadores, podendo ser estendida a profissionais vinculados à atividade científica e aos alunos, para a apresentação e discussão de assuntos pertinentes à atividade científica/acadêmica ou à gestão em ciência. 

SEMINÁRIO

Reunião de um grupo de estudos/pesquisa em torno de um tópico exposto oralmente por um ou mais dos participantes, usualmente relativo à pesquisa em andamento a ser discutida pelos participantes. 

PAINEL

Exposição de visões, abordagens relativas a um tema por um pequeno número de especialistas. Usualmente, uma das atividades programadas em congressos. 

FÓRUM

Tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é envolver a efetiva participação de um público interessado para o tratamento de questões relevantes sobre desenvolvimento científico, ações sociais em benefício de grupos específicos ou da humanidade em geral. 

CONFERÊNCIA

Apresentação pública ou preleção sobre tema (assunto técnico, artístico, científico ou literário) de interesse de uma comunidade por parte de pesquisador/profissional/ especialista com notoriedade na área em que atua. 

PALESTRAS E CICLO DE PALESTRAS

Sequência de apresentações públicas sobre determinado tema de interesse oriunda de iniciativas da parte de instituições científicas/educacionais ou profissionais para as quais a apresentação do produto da pesquisa acadêmica seja relevante, ou oriunda de redes de cooperação nacionais ou internacionais. 

JORNADA

Encontro curto (de um dia de duração), usualmente organizados por grupos de pesquisa, de âmbito regional ou local, para discutir assuntos de interesse do grupo. As conclusões podem definir linhas norteadoras para trabalho futuro. 

FEIRA (OU MOSTRA)

Exposição pública de trabalhos, materiais e outros produtos decorrentes de atividade acadêmica (científica, literária, artística). 

ESCOLA

Cursos monográficos intensivos ministrados por pesquisadores de notório saber em áreas relevantes.

Seja qual for o tipo de evento que você escolher, a Sintagmas está pronta para colaborar. Operamos diferentes plataformas e ferramentas tecnológicas e trabalhamos com transparência, em prol da democratização do conhecimento.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail