Talvez você não se lembre ou ainda nem tivesse nascido quando Jean-Luc Godard, nos idos da década de 1960, levou seus espectadores de uma xícara de café a uma galáxia, explorando de forma genial um primeiro plano. (https://www.youtube.com/watch?v=KddYhkFPVio)
De lá para cá, quantas xícaras e máquinas de café fabricadas, quantas galáxias descobertas, quantas guerras travadas depois da do Vietnã…
As inovações continuam a nos surpreender, e o registro de fragmentos da nossa vida, da nossa história, das empresas e instituições em que trabalhamos, dos produtos que consumimos, dos serviços que oferecemos ou contratamos é cada dia mais facilitado pela multimídia.
As lentes das câmeras transcenderam o cinema e a televisão e o vídeo passou a ser uma mania mundial, tornando-se o recurso criativo ideal para a era das novas tecnologias.
O vídeo integra várias linguagens – imagens, sons, motiongraphics, infográficos. Compartilha informações de forma veloz e eficaz, ultrapassa fronteiras e oceanos. Pode estar em todos os ambientes, seja na tela da TV ou de um smartphone, em displays de transportes públicos ou salas de concerto e shows. Permite fazer apresentações, vender, explicar, educar, brincar com a realidade, transformar cafés em galáxias…
O vídeo e o marketing digital
Utilizar vídeos é uma estratégia poderosa hoje para promover empresas/instituições, produtos e serviços e para melhorar o ranqueamento orgânico no Google. Associações e empresas que usam vídeo marketing em sua estratégia digital costumam ter elevadas taxas de cliques, curtidas, engajamento e conversão. Afinal, é mais fácil alguém lembrar-se de um vídeo do que de uma mensagem em texto.
Outras razões para se utilizar vídeos nas estratégias de marketing são a necessidade de aproximar-se de seu público e a mudança de hábitos das pessoas, que já fazem do YouTube a segunda rede social mais acessada no mundo.
Assistir a vídeos online representa a maior parte do tráfego global da Internet. Segundo a Cisco, líder mundial em TI e redes, neste ano de 2022, apenas 18% desse tráfego não será composto pelo consumo de vídeos. O próprio dono do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que 50% do tempo que as pessoas passam nessa rede e no Instagram é destinado a ver vídeos.
Lembre-se, portanto, que mesmo uma pequena parte dessa audiência pode representar muito para a sua empresa ou instituição. Fica claro que inserir vídeos nas suas estratégias de marketing é fundamental, e algumas dicas são um bom roteiro, uma produção e edição de qualidade, mesmo sem gastar muito, e um processo contínuo de postagens. Fale conosco sobre o assunto.