Plataformas tornam mais prática a submissão de resumos  

B012A

Concentre e automatize todo o processo em um só lugar.

Gerenciar a submissão de resumos em eventos acadêmicos e científicos não é uma tarefa fácil. Por isso, na maioria dos casos, além da comissão organizadora do evento é criada uma comissão científica responsável pela avaliação dos trabalhos, mesmo que se faça uso de uma plataforma digital.

É claro que a automação do processo de submissão de resumos facilitou o trabalho dos avaliadores, mas é necessário ainda muito cuidado para organizar tudo. 

Esse processo, quando bem planejado e executado, pode contribuir para ampliar o alcance da divulgação e conquistar mais adesão e engajamento ao evento.

Lembre-se de que a submissão de resumos funciona como um atrativo. Portanto, não hesite em usá-la também como estratégia no seu marketing digital.

Sendo seu evento online, presencial ou híbrido, você precisará definir o período para a submissão de resumos e divulgar as regras, determinando o formato e os critérios a serem seguidos – número máximo de palavras, palavras-chave, estrutura (título, introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão) etc. 

Essas informações variam conforme o evento. Caso necessite, clique no link abaixo para consultar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos acadêmicos/científicos. LINK  

Se a submissão de resumos for realizada sem a ajuda de uma plataforma com recursos próprios para o processo, os participantes devem ser informados sobre a forma de envio dos trabalhos para avaliação, que pode ser por e-mail, Google Docs ou Typeform, por exemplo.

O mais prático, sem dúvidas, é deixar de lado o amontoado de planilhas e utilizar uma plataforma de gestão de eventos, onde você concentra todo o  processo em um só lugar e de forma automática.

Passo a passo para a submissão de resumos em uma plataforma 

  1. Defina um cronograma.
  2. Cadastre os avaliadores no sistema.
  3. Indique as áreas temáticas às quais os trabalhos serão vinculados. 
  4. Configure o formulário de envio. Um formulário bem configurado facilita o envio e traz mais informações sobre o público. Dependendo da plataforma que você utilizar, os artigos/resumos podem ser recebidos em vários formatos (.docx, .pdf, .txt). Nessa área também é possível selecionar quem será o apresentador do trabalho no evento. Preste atenção aos detalhes do seu formulário, uma vez que os dados nele inseridos podem ser utilizados ao final do evento, durante a configuração dos certificados.
  5. Configure a distribuição dos trabalhos entre os avaliadores cadastrados. Dependendo da plataforma e também da estrutura do seu evento, você pode dividir os trabalhos por ordem de chegada, por área temática ou outras soluções que a plataforma ofereça. Após essa configuração inicial, os trabalhos são enviados automaticamente para os avaliadores.
  6. De acordo com os critérios estipulados, os avaliadores  atribuem nota ao trabalho, fazem comentários e definem se o resumo foi aceito integralmente, com ressalvas ou se não foi aceito. Eles também podem definir se o trabalho será ou não apresentado durante o evento.
  7. De forma similar ao momento da distribuição dos trabalhos entre os avaliadores, o próprio sistema faz a comunicação com os autores, enviando as cartas de aceite ou as solicitações de revisão.  
  8. Os autores que tiveram trabalhos aceitos com restrições fazem as devidas correções em seus artigos e os reenviam aos avaliadores. A não correção implica ter o trabalho recusado.
  9. Vários eventos acadêmicos/científicos optam pela apresentação dos resumos aceitos. Se esta for também a sua preferência, faça uma grade bem estruturada das apresentações para não haver sobreposição de horários.
  10. Por último, os organizadores podem optar pela publicação dos anais, que ficam disponíveis para consulta, estimulando a produção acadêmica/científica dos participantes e contribuindo para toda a sociedade.

Você deve ter percebido agora que ter todo o processo automatizado – do recebimento dos trabalhos à publicação nos anais – é mesmo a melhor forma de evitar burocracias, reduzir eventuais falhas e ganhar mais tempo para se dedicar a outros aspectos importantes do seu evento.

Se quiser tirar dúvidas a respeito das plataformas que oferecem a automação do processo de submissão e avaliação de resumos, faça contato conosco.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail