Uma pergunta que aparece para toda Comissão Organizadora de eventos é: como precificar meu ingresso? A partir de algumas dicas que daremos a seguir, ficará muito mais fácil fazer isso.
Elabore um orçamento
Identifique quais valores serão necessários para a elaboração e realização do seu evento, seja ele presencial, híbrido ou online. Caso sua instituição receba algum subsídio para realização do evento de um agência de fomento, adicione-o à sua receita. Esse valor pode servir para atingir metas ou até mesmo diminuir o preço dos ingressos.
Em um evento presencial você terá que se preocupar, por exemplo, com os seguintes custos:
- marketing e divulgação.
- locação do espaço,
- locação de assentos, caso o local não os possua em quantidade suficiente,
- equipamentos de som e luzes,
- hospedagem,
- traslado de palestrantes,
- alimentação,
- brindes para os participantes,
- valor para emergências.
Esses custos são variáveis. Se seu evento for online ou híbrido, você pode dispensar vários deles, mas novos podem surgir.
Num evento híbrido, por exemplo, você pode precisar de um link dedicado de Internet além de materiais específicos para captação de som e imagem além de ser funcional tanto para os participantes presenciais quanto para os online.
Já num evento 100% online, você cortaria os gastos com locação, transporte e alimentação de palestrantes etc. Mas teria que investir ainda mais em marketing e em campanhas de divulgação.
Pesquise o mercado
É importante que, após elencados todos os valores necessários para a realização do seu evento, você faça uma pesquisa de mercado. Isso significa identificar eventos que sejam similares ao seu e que estejam no mesmo nicho.
Nesse momento a Comissão Organizadora deve ter em mente a persona do seu evento, o seu participante ideal.
Observe quais foram os valores adotados para a venda de ingressos e as estratégias utilizadas pelos concorrentes. Ter esses dados como base na hora de estabelecer o valor do ingresso do seu evento faz com que os seus preços não sejam vistos como exorbitantes e nem baratos demais, o que poderia trazer desconfiança.
Estabeleça metas
Após essa fase, você e a sua Comissão Organizadora poderão imaginar quantos participantes são necessários para cobrir os custos e/ou manter uma margem de lucro saudável.
Adote estratégias na hora da venda dos ingressos e ofereça quantas possibilidades de pagamentos forem possíveis. Disponibilizar diversas formas de pagamento facilita e aumenta a venda de ingressos.
Estabeleça metas a serem atingidas. Mensure quantos ingressos você precisa para, por exemplo, conseguir alugar o espaço, comprar os materiais etc. Se as metas forem atingidas, ótimo! Caso não, esse é o momento de começar a procurar parcerias e/ou patrocinadores para o seu evento.
Ingressos precificados, e agora?
Agora que você já conseguiu calcular o valor do seu ingresso, o próximo passo é divulgar seu evento e criar estratégias que impulsionem as vendas dos seus ingressos.
Aqui em nosso blog você encontra diversos artigos com dicas de ações e iniciativas que a sua instituição/empresa pode tomar para divulgar seu evento e torná-lo memorável.
Comece agora a planejar seu próximo evento contando com o apoio de uma equipe especializada. Agende uma reunião!